Layout do blog

Criptomoedas: Atenção aos esquemas fraudulentos. Lista negra de corretoras

Antonio Carlos • ago. 04, 2021

Negociar ou investir em criptomoedas envolve mais riscos do que os ativos tradicionais. O Bitcoin e outras critomoedas criaram um mercado de bilhões de dólares e grandes oportunidades de lucro. Infelizmente, dada a complexidade das criptomoedas, elas também passaram a atrair esquemas fraudulentos.


Com a ajuda do portal bitcoin.org, indicamos aqui algumas dessas atividades e divulgamos a lista negra das corretoras de acordo com o portal investing.com.


Chantagem

Desconfie de tentativas de chantagem ou ameaças de desconhecidos em troca de bitcoin como meio de extorsão. Uma execução comum desse método é por email, onde o remetente transmite uma mensagem afirmando que ele invadiu o seu computador e o está operando por meio do protocolo RDP. O remetente diz que um software foi instalado e que a sua webcam foi usada para gravar a potencial vítima fazendo algo que talvez você não queira que outras pessoas saibam. O remetente fornece duas opções - envie bitcoin para suprimir o material ou não envie nada e veja o conteúdo enviado para seus contatos de email e pelas suas redes sociais. Os golpistas usam listas de e-mail roubadas e outras informações de usuários vazadas para executar esse esquema em milhares de pessoas em massa.


Corretoras Falsas

Como o bitcoin se tornou mais popular, mais pessoas procuraram adquiri-lo. Infelizmente, pessoas nefastas se aproveitaram disso e são conhecidas por criarem falsas corretoras de bitcoin. Essas corretoras falsas podem enganar os usuários, oferecendo preços baixos. Certifique-se de usar uma corretora confiável ao comprar ou vender bitcoin.


Distribuição gratuíta

Devido à natureza viral de como as informações se espalham pela internet, os golpistas tentam tirar proveito das pessoas oferecendo brindes gratuitos de bitcoin ou outras moedas digitais em troca de enviar uma pequena quantia para registrar ou fornecendo algumas informações pessoais. Quando você vê isso em um site ou rede social, é melhor relatar imediatamente o conteúdo como fraudulento, para que outros não sejam vítimas.


Personificação

Infelizmente é muito fácil criar contas falsas de personalidades conhecidas nas redes sociais. Muitas vezes esses golpistas ficam à espera, até que a pessoa que eles estão tentando personificar publiquem conteúdo. O imitador, em seguida, responde a ele com uma mensagem de acompanhamento ou chamada à ação - como uma oferta gratuita - usando uma conta que parece quase idêntica ao autor original. Isso faz parecer que a pessoa original está dizendo isso. Como alternativa, os imitadores também podem tentar usar essas mesmas contas falsas para enganar outras pessoas, por meio de mensagens privadas ou diretas, para realizar algum tipo de ação na tentativa de fraudar ou comprometer. Nunca participe de brindes gratuitos, e se você receber um pedido estranho por meio de alguém em sua rede, é melhor verificar novamente para confirmar a autenticidade através de vários meios de comunicação.


Software mal intencionado

Os hackers se tornaram muito criativos em encontrar maneiras de roubar pessoas. Ao enviar bitcoin, certifique-se sempre de duplicar ou triplicar a checagem do endereço para o qual está enviando bitcoins. Alguns programas de malware alteram os endereços de bitcoin quando são colados da área de transferência de um usuário, de modo que todos os bitcoins, sem saber, são enviados para o endereço do hacker. Como há poucas chances de reverter uma transação de bitcoin depois que ela é confirmada pela rede, perceber isso depois do fato significa que é tarde demais e provavelmente não pode ser recuperada. É uma boa ideia ter muito cuidado com os programas que você permite ter acesso de administrador em seus dispositivos. Um antivírus atualizado também pode ajudar, mas não é infalível.


Conheça uma pessoa

Ao comprar ou vender bitcoin localmente, uma contraparte pode pedir que você se encontre pessoalmente para realizar a troca. Se não é uma parte confiável que você já conhece, esta é uma proposta muito arriscada que pode resultar em você ser roubado ou ferido. Impostores também são conhecidos por trocarem dinheiro falso em troca de bitcoin. Considere usar uma plataforma peer-to-peer para garantir os fundos em vez de se encontrar pessoalmente.


Transferência de dinheiro enganosa

Não responda a e-mails de estranhos te dizendo que eles precisam de ajuda para transferir algum dinheiro, e depois, em troca de seus serviços, você receberá uma parte dos fundos.


Emails enganosos

Tenha cuidado com os e-mails que supostamente são de serviços que você usa para solicitar ações, como redefinir sua senha ou clicar para fornecer algum tipo de interação com relação à sua conta. Pode ser muito difícil identificar a diferença em um e-mail falso que está tentando convencê-lo a comprometer sua conta e um e-mail legítimo enviado em nome de um produto ou serviço que você usa. Em caso de dúvida, considere a verificação tripla da autenticidade da comunicação encaminhando-a para a empresa, usando o endereço de e-mail de contato em seu site, ligando para o telefone e / ou entrando em contato com eles por meio de suas contas oficiais de mídia social.


Sites enganosos

Os sites falsos geralmente andam de mãos dadas com e-mails falsos. E-mails de falsos podem ser vinculados a um site clonado criado para roubar credenciais de login ou solicitar a instalação de um malware. Não instale software ou faça login em um site, a menos que você tenha 100% de certeza de que não é falso. Os sites falsos também podem aparecer como resultados patrocinados em mecanismos de pesquisa ou em mercados de aplicativos usados por dispositivos móveis. Desconfie de estar baixando um aplicativo falso ou clicando em um link patrocinado em um site falso.


Esquemas Ponzi

Não participe de ofertas em que uma ou mais pessoas lhe oferecem um retorno garantido em troca de um depósito inicial. Isso é conhecido como um esquema ponzi, onde, no futuro, os próximos depositantes são usados para pagar os investidores anteriores. O resultado final é geralmente um monte de gente perdendo muito dinheiro.


Esquemas de pirâmide financeira

Um esquema de pirâmide promete retornos aos participantes com base no número de pessoas que eles convidam para participar. Isso permite que o esquema cresça de forma viral e rápida, no entanto, na maioria das vezes não resulta em nenhum tipo de retorno significativo para os membros e / ou convidados que também participaram. Nunca convide sua rede pessoal com o único objetivo de acumular recompensas ou devoluções de um produto ou serviço e não contribua com seu próprio capital a pedido de outros para acelerar o processo.


Distribuição de prémios

Da mesma forma que os brindes gratuitos, os golpes de premiação enganam as pessoas a agir ou fornecer informações sobre si mesmas. Por exemplo, fornecendo um nome, endereço, e-mail e número de telefone para reivindicar um prêmio. Isso pode permitir que um hacker tente usar as informações para obter acesso às contas fazendo-se passar por você.


Bomba e despejo

Não confie em pessoas que seduzem você ou outras pessoas a investirem, porque afirmam que sabem qual será o preço do bitcoin. Em um esquema de bomba e despejo, uma pessoa (ou pessoas) tenta elevar ou baixar artificialmente o preço, de modo que possa despejar suas moedas para obter lucro.


Ransomware

Este é um tipo de malware que bloqueia parcialmente ou completamente o acesso a um dispositivo, a menos que você pague um resgate em bitcoin. É melhor consultar um profissional de computador confiável para obter assistência de remoção, em vez de pagar o resgate. Tenha cuidado com os programas que você instala em seus dispositivos, especialmente aqueles que solicitam acesso de administrador. Verifique também se o aplicativo que você está baixando não é falso, representando um legítimo que você usou no passado.


Moedas fraudulentas

Tenha cuidado ao investir em moedas alternativas (altcoins). Entre elas pode haver moedas fraudulentas, que incentivam os usuários a investir por meio de vendas privadas ou com descontos em pré-venda. Moedas fraudulentas podem apresentar um site chamativo e/ou possuem uma grande comunidade para criar um efeito de "medo de perder a oportunidade". Isso ajuda as pessoas que compraram antecipadamente a aumentar o preço da altcoin para que consigam vender obtendo lucro. Moedas fraudulentas com comunidades pequenas podem fazer airdrops - oferecendo moedas grátis (ou tokens) para as pessoas e em troca elas esperam que a pessoa se junte às suas comunidades. Isso permite que as moedas fraudulentas apresentem suas propostas com métricas inflacionadas de engajamento para fazer com que os investidores sintam que estão perdendo um oportunidade de comprar. As moedas fraudulentas também costumam usar a palavra Bitcoin em seus nomes, isso é uma tentativa de enganar as pessoas, fazendo-as pensar que existe algum relacionamento legítimo.


Lista negra de corretoras

O portal investing.com divulgou uma tabela com uma lista negra das corretoras que contactaram utilizadores da Investing.com e se apresentaram enganosamente como funcionários ou parceiros da Investing.com, embora não tenham nenhuma ligação ou relação com a Investing.com. Consulte AQUI A LISTA NEGRA DAS CORRETORAS


Se quiser denunciar qualquer abuso, tentativa de fraude ou qualquer outra situação, contacte-nos. teremos todo o gosto em ajudar.

04 mai., 2024
Numa ação suportada pela Europol, as forças policiais da Alemanha, Albânia, Bósnia-Herzegovina, Kosovar e Líbano fizeram buscas em 12 call centers identificados como a fonte de origem a milhares de chamadas fraudulentas por dia.
multas na estrada; contraordenações rodoviárias
Por Antonio Carlos 02 mai., 2024
Radares na estrada: evite apanhar uma multa.
16 abr., 2024
Estudo anual da consultora imobiliária Knight Frank, coloca o país em nono lugar com 3,8% de probabilidades para os clientes internacionais investirem este ano. Só em Lisboa, os preços da habitação de luxo devem subir 2,5%, ficando acima dos aumentos estimados para cidades como Nova Iorque, Paris ou Londres.
Por Antonio Carlos 10 abr., 2024
A recente publicação pela Comissão Económica para África de um relatório detalhado sobre a evolução económica e social no continente africano revela previsões optimistas para o ano de 2024. De acordo com este estudo, África deverá destacar-se ao colocar cinco das suas nações entre as economias que mais crescem globalmente. Entre estes países destacam-se particularmente o Níger , o Senegal , a Costa do Marfim , a RDC e o Ruanda , surgindo como os principais vectores desta notável expansão económica. A dinâmica de crescimento do Níger e do Senegal é em grande parte atribuída a um aumento notável no sector dos hidrocarbonetos, com um aumento significativo na produção e nas exportações. Para o Níger , este crescimento é também apoiado pela retoma da atividade agrícola e por um salto na produção de petróleo bruto, benéfico para o sector dos transportes. No entanto, deve notar-se que a economia nigerina continua sensível aos riscos climáticos e às repercussões das recentes convulsões políticas. Além disso, o Senegal está a beneficiar de um verdadeiro impulso graças ao aumento de projetos privados e de infra-estruturas. No entanto, o ambiente político continua a ser um factor a acompanhar de perto, especialmente com as eleições a decorrer em vários países africanos, o que poderá influenciar a estabilidade e o desenvolvimento económico a curto prazo. Adam Elhiraika, da CEA, destaca também a vitalidade económica da Costa do Marfim , da RDC e do Ruanda , impulsionada principalmente pelos investimentos em infra-estruturas, pelo desenvolvimento sustentado do turismo, por uma indústria mineira de sucesso e pelos frutos da diversificação económica. A RDC , em particular, deverá beneficiar da exploração de novos depósitos de petróleo e de um sector agrícola dinâmico, parte de uma estratégia nacional orientada para o aumento das despesas sociais e de investimento. Quanto ao Ruanda , o seu desenvolvimento é estimulado pelo consumo privado e pelo investimento, enquanto a Costa do Marfim beneficia de um aumento do investimento, favorecido pelas reformas do mercado e pela melhoria do ambiente de negócios. Esta dinâmica é apoiada por um consumo privado robusto, em parte graças à inflação controlada. No entanto, o relatório sublinha que, apesar destas perspectivas encorajadoras, o crescimento africano continua frágil e abaixo do seu pleno potencial. Para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as ambições da Agenda 2063, são necessários ajustamentos significativos em termos de políticas fiscais e monetárias, bem como um compromisso renovado para resolver os desequilíbrios internos e externos, a inflação e os problemas relacionados com a dívida.
20 jan., 2024
O portal da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) vai permitir a apresentação de pedidos de autorização de residência para reagrupamento familiar, segundo decreto regulamentar publicado em Diário da República.  O decreto regulamentar da lei de estrangeiros, publicado em Diário da República, altera a “regulamentação do regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros do território nacional”. O diploma contempla as novas funções da AIMA, criada em 29 de outubro para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e o Alto Comissariado das Migrações (ACM), e da GNR e PSP, que passam a ser as instituições responsáveis pelo controlo fronteiriço. “Por via do presente decreto regulamentar, procede-se à modernização e simplificação dos procedimentos administrativos com vista a garantir que a AIMA, I. P., possa instruir e decidir os processos relativos à permanência de cidadãos estrangeiros em território nacional de forma atempada e com requisitos de segurança acrescidos”, lê-se no diploma. Com este novo decreto regulamentar, será possível “disponibilizar serviços digitais no Portal AIMA, para envio, receção e pagamento dos pedidos de autorização de residência, dispensando o agendamento e a deslocação” aos locais físicos, “libertando os funcionários de tarefas sem valor acrescentado, como o tratamento do pagamento das taxas”. Brevemente, promete a AIMA, serão disponibilizados serviços digitais no portal “começando, como já foi anunciado, pelos pedidos de autorização de residência para reagrupamento familiar”. Os processos de reagrupamento familiar têm sido um dos principais motivos de queixa dos imigrantes legais em Portugal, que acusam o país de violar a própria lei e os acordos internacionais ao não dar provimento as dezenas de milhar de pedidos pendentes. Além disso, o diploma autoriza os pedidos digitais de concessão e renovação de autorização de residência e permite que esses requerimentos possam também ser feitos pelos empregadores, centro de investigação ou estabelecimento de ensino em que os imigrantes estejam incluídos. O diploma autoriza também a AIMA “a celebrar os protocolos necessários para garantir a comprovação das situações jurídicas através de acessos diretos a diversas bases de dados de instituições públicas, garantindo maior celeridade e segurança na informação”, como a “comprovação da existência de contrato de trabalho, de residência em território nacional, de inscrição e da situação contributiva regularizada junto da segurança social e da autoridade tributária, frequência de estabelecimento de ensino, voluntariado ou estágio”. Este acesso a base de dados para confirmar a informação permitirá a desburocratização dos pedidos e o processo inclui ainda o uso de certificados digitais de assinatura, como a Chave Móvel Digital. Consulte AQUI o decreto regulamentar Fonte: Noticias ao Minuto
Por Antonio Carlos 07 dez., 2023
Viana do Castelo vai ser palco dos Encontros PNAID - Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, iniciativa que, até à data já apoiou um total de 135 projetos, com um potencial de investimento de 155 milhões de euros. A edição de 2023 pretende reforçar estes números, e já apresentou programa.
22 out., 2023
No passado dia 6 de outubro foi publicada a Lei 56/2023, na qual se incluem alterações ao regime dos Golden Visa. Assim, a partir de 7 de outubro (data de entrada em vigor da Lei) deixarão de ser elegíveis as seguintes atividades de investimento: A transferência de capitais no montante igual ou superior a 1,5 milhões de euros; A aquisição de bens imóveis de valor igual ou superior a 500.000 euros; A aquisição de bens imóveis cuja construção tenha sido concluída há, pelo menos, 30 anos ou localizados em área de reabilitação urbana e realização de obras de reabilitação, no montante global igual ou superior a 350.000 euros. Nos termos da Lei agora publicada, apenas continuarão a ser elegíveis os seguintes tipos de investimento: A criação de, pelo menos, 10 postos de trabalho; A transferência de capitais no montante igual ou superior a 500.000 euros, que seja aplicado em atividades de investigação desenvolvidas por instituições públicas ou privadas de investigação científica, integradas no sistema científico e tecnológico nacional; A transferência de capitais no montante igual ou superior a 250.000 euros, que seja aplicado em investimento ou apoio à produção artística, recuperação ou manutenção do património cultural nacional; A transferência de capitais no montante igual ou superior a 500.000 euros, destinados à aquisição de partes de organismos de investimento coletivo não imobiliários, que sejam constituídos ao abrigo da legislação portuguesa, cuja maturidade, no momento do investimento, seja de, pelo menos, cinco anos e, pelo menos, 60% do valor dos investimentos seja concretizado em sociedades comerciais sediadas em território nacional (aqui se incluindo os fundos de investimento ou fundos de capital de risco); A transferência de capitais no montante igual ou superior a 500.000 euros, destinados à constituição de uma sociedade comercial com sede em território nacional, conjugada com a criação de cinco postos de trabalho permanentes, ou para reforço de capital social de uma sociedade comercial com sede em território nacional, já constituída, com a criação de pelo menos cinco postos de trabalho permanentes ou manutenção de pelo menos dez postos de trabalho, com um mínimo de cinco permanentes, e por um período mínimo de três anos. Como vem realçado naquele diploma legal, as atividades de investimento acima indicadas não se podem destinar, direta ou indiretamente, ao investimento imobiliário.
24 set., 2023
Foram 746 os portugueses que, em 2022, entraram nos Estados Unidos da América (EUA), segundo os dados do US Department of Homeland Security.
20 set., 2023
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT referentes uma eventual declaração de rendimentos, nas quais é pedido que se carregue num link. Exemplo das mensagens:
Por Antonio Carlos 15 set., 2023
Burlas com falsos investimentos em criptomoedas já lesaram milhares de pessoas em Portugal. Assista aqui à intervenção do Advogado do Escritório LEGACIS António Delgado na reportagem que foi transmitida hoje, dia 15, no programa TVI Jornal. 
Mais Posts
Share by: